quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Projeto prevê aumento de verba para construção de laboratórios em escola

16/11/2011 12:17,  Por Redação, com Agência Câmara- de Brasília
A Câmara analisa projeto de lei que prevê aumento de verba para escolas públicas de ensino médio e fundamental que decidirem construir ou reformar laboratórios de ciências.
projeto
Poucas escolas do sistema público de ensino possuem laboratórios, essenciais para o aprendizado das ciências biológicas
Pela proposta, do deputado Missionário José Olimpio (PP-SP), as instituições que destinarem parcela dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola à instalação e melhoria de laboratórios para estudo de ciências e ensino técnico receberão assistência financeira adicional.
De acordo com projeto, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgará anualmente as normas com os critérios a serem respeitados pelas escolas que queiram pleitear o benefício. Essas instituições terão que submeter ao Conselho Deliberativo do FNDE os projetos executivos detalhando as melhorias pretendidas.
-É incontestável que, no ensino de ciências, as aulas práticas são essenciais para complementar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes vivificar os conteúdos adquiridos nas aulas teóricas-, afirma o autor do projeto. “Somente por meio da experimentação, os alunos poderão manusear equipamentos e examinar e avaliar os fenômenos científicos, exercitando o raciocínio, a capacidade de solucionar problemas e desafios”, acrescenta.
Pouquíssimos laboratórios
Segundo o Sistema de Estatísticas Educacionais do Ministério da Educação, na rede privada, 33% das escolas de ensino fundamental e 66% das de ensino médio contam com laboratórios de ciências. Na rede pública, por outro lado, somente 6% das escolas do ensino fundamental e 39% das do ensino médio contam com esse recurso de ensino.
Para o autor do projeto, esta distorção cria uma situação de desigualdade e de prejuízo para os mais pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário