Artigos



O que esperar do Governo PT?



Um Governo chamado de esquerda, moderada ou radical, depende do ponto de vista de cada brasileiro. Uns o entendem como imparcial (justo), outros o definem com um governo voltado à práticas socialistas, defendendo suas próprias ideologias, construídas no decorrer dos tempos dentro da nossa sociedade.
Depois de um quarto de século cuspindo na cara do capitalismo, o PT finalmente chegou ao poder em nível nacional e ali permanece há quase uma década. Logo no primeiro ato, as máscaras de uma ideologia socialista começaram vir ao chão quando o Partido dos Trabalhadores anunciou que a agenda tucana seria seguida à risca. A opção pela manutenção da política de FHC neutralizava a oposição que viria ocorrer pelo PSDB, apesar de tacharem os anos de FHC como sendo uma “Herança Maldita”.
Em poucos meses até os discurso socialista foi enterrado. O próprio Presidente, na época, Luis Inácio Lula da Silva, exclamou a célebre frase: “Em toda minha vida nunca gostei de ser chamado de esquerdista. E na primeira vez que me perguntaram se eu era socialista, respondi: sou torneiro mecânico” (agosto de 2003), deixando atônitos até os petistas mais esperançosos.
Com a chegada do PT ao Poder, o Partido dos Trabalhadores desfrutou ao máximo do estado burguês, seguiu à risca a agenda tucana, inundou o país com vergonhosos atos de corrupção, tráfico de influência e ilicitudes de toda ordem, algo inaceitável para um Partido “tão ético e moralista”. No Poder, o Partido dos Trabalhadores se mostrou de mantenedor de uma política capitalista, usufruindo de todas as benesses por ele oferecidas e que sempre pregou ser contra. Exemplo disso é que nada fez para reestatizar os principais meios de produção do país como a Vale, a telefonia, ferrovias, e tantos outros patrimônios públicos “rifados” nos anos de FHC. Pelo contrario, as privatizações continuaram no governo do PT, não poupando nem as rodovias federais, as quais passaram para mãos de estrangeiros em regime de concessão.

Pergunto ao nosso gaúcho o que podemos esperar do governo PT no Rio Grande Sul? A resposta mais óbvia, considerando o que foi dito durante o pleito eleitoral, me parece ser a de que vai ser um governo voltado para a questão agrária, ao fortalecimento do pequeno produtor que sofre na questão dos altos juros dos grandes bancos, e com a segurança pública, que foi tão bem questão abordada pelo então candidato ao Governo Tarso Genro em seus programas de TV, além dos investimentos no Estado.

Agora que o povo escolheu vamos esperar, porque somente os dias poderão nos dar a certeza de que estamos certos ou errados das nossas escolhas. A mim só resta uma lamentável conclusão: o que salva o PT, é o próprio povo que não lê Karl Marx.